DestaquesMunicípios

Vereadores da Bahia Lideram Facção Criminosa Milionária em Megaoperação da FICCO

Fotos: divulgação

Dois vereadores de Ubaitaba (BA), Messias Aguiar (MDB) e George Santana (PCdoB), e um de Maraú (BA), Jeazi Assunção ‘Cara de Nike’ (Avante), são os principais alvos da Operação Frater Dominus, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (FICCO/Ilhéus).

O objetivo é desarticular uma poderosa organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídio e lavagem de dinheiro, com atuação em diversas cidades do Sul da Bahia e no estado de Sergipe. A investigação revelou que o grupo movimentou mais de R$ 20 milhões em transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas dos envolvidos.

Detalhes da Operação e Envolvimento dos Políticos

  • Liderança e Prisões: Conforme fontes, o vereador Messias Aguiar (MDB), o mais votado de Ubaitaba em 2024 e suposto “chefão” do grupo, ainda não foi localizado e é apontado como mandante de homicídios em Ibirapitanga e Aurelino Leal. O vereador George Santana (PCdoB) e um assessor parlamentar foram presos.
  • Apreensão: O vereador ‘Cara de Nike’ (Avante), de Maraú, foi alvo de busca e apreensão, sendo encontrado com R$ 130 mil em espécie.
  • Mandados: Estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga, Itabuna (BA) e em Santa Luzia do Itanhy (SE).
  • Alvos Prioritários: Entre os procurados estão funcionários públicos, políticos e lideranças criminosas apontadas como mandantes.

A operação mobilizou mais de 150 policiais da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, que integram a FICCO, e visa sequestrar bens oriundos da atividade criminosa para descapitalizar o grupo. Fonte: IB