Fé, Devoção e Cores: Rio Vermelho Celebra 103 Anos de Homenagens a Iemanjá
foto: Marcia Weindler
À medida que o sol despontava sobre as águas do Rio Vermelho, o azul do mar se misturava ao colorido das flores, vestes e oferendas, marcando mais um 2 de fevereiro de homenagens à rainha do mar, Iemanjá. Uma celebração tradicional, que completou 103 anos, reuniu assembleias, turistas e comerciantes em um cenário de fé e emoção na capital baiana.
Para muitos, a festa de Iemanjá tem um significado especial na Bahia. O auditor fiscal José Carlos Andrade acredita que o Rio Vermelho carrega uma energia única: “Em várias partes do Brasil há celebrações para Iemanjá, mas nada se compara ao que acontece aqui. É mágico. Tenho a impressão de que, no Rio Vermelho, a festa fica ainda mais bonita”.
Além da devoção, os dados também movimentam a economia local. Dona Cecília, por exemplo, aproveita o evento para vender acessórios e artigos que complementam as homenagens à orixá. “É uma oportunidade de celebrar e, ao mesmo tempo, garantir uma renda extra”, explicou.
A Festa de Iemanjá segue como um dos maiores eventos religiosos e culturais da Bahia, unindo tradição, sincretismo e um espetáculo de fé à beira-mar. fonte: A Tarde