Política

Angelo Coronel ironiza proposta de chapa majoritária 100% PT para 2026 e defende cautela

O senador Angelo Coronel (PSD) alfinetou a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores (PT) dominar todas as posições principais na chapa majoritária das eleições de 2026. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Coronel afirmou de forma irônica: “Acredito que irão indicar os quatro componentes da majoritária. Deverá ser uma chapa 100% puro-sangue”.

Coronel destacou que o PSD mantém sua unidade e não está com pressa para definir seus rumos eleitorais. “Em política, uma semana é uma eternidade, imagine dois anos. O apressado come cru”, disse o senador, sugerindo que o partido só deve se posicionar oficialmente em março de 2026.

A proposta de uma chapa dominada pelo PT ganhou força após declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista ao jornal A Tarde na última segunda-feira (8). Wagner defendeu a formação como uma estratégia natural, destacando a força de ex-governadores baianos na composição. “Essa chapa, você poderia batizar de trio do sucesso, porque são três governos que fizeram a Bahia prosperar e se modernizar muito. Pelo peso dos nomes, é natural termos uma chapa com três governadores”, afirmou.

Apesar da ênfase na tese, Wagner buscou acalmar aliados, assegurando que todos terão espaço no futuro arranjo político. “A gente vai acomodar todo mundo. Vou repetir: não apostem em racha, porque não vai haver”, declarou.

Para compensar possíveis descontentamentos, há expectativa de que o PT ofereça aos aliados postos estratégicos, como a vice-governadoria, suplências no Senado, a presidência da Assembleia Legislativa e assentos nos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios. O cenário, no entanto, ainda está longe de uma definição, e o debate deve esquentar nos próximos meses. fonte: Informe Baiano