MunicípiosPolicia / Justiça

Polícia Civil encontra acampamento que pode ter abrigado foragido da fuga em massa no Presídio de Eunápolis

A Polícia Civil da Bahia localizou, nesta terça-feira (7), um acampamento improvisado que pode ter sido utilizado por Anailton Souza Santos, um dos 16 detentos que fugiram do Complexo Penal de Eunápolis, no extremo sul do estado, no dia 12 de dezembro de 2024. O acampamento estava situado em uma área de mata chamada Boqueirão, nos fundos da residência de familiares do foragido.

Durante a operação, liderada por equipes do Setor de Investigação (SI) da Delegacia Territorial de Eunápolis e da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), foram encontradas uma barraca, colchonetes e cobertores, declarando que o local havia sido utilizado recentemente. Apesar das evidências, Anailton não foi localizada. Para evitar sua reutilização, os policiais destruíram todo o material encontrado no acampamento.

Quase um mês após a fuga, nenhum dos 16 homens foi recapturado. A evasão foi a primeira deste tipo registrado em um presídio baiano. No episódio, oito homens fortemente armados invadiram a unidade, trocaram tiros com agentes de segurança e facilitaram a saída dos internos. O principal alvo da operação criminosa foi Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dadá”, apontado como líder da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Segundo a polícia, os demais fugitivos também integravam a organização.

A fuga gerou grande repercussão e levou ao afastamento do diretor e do coordenador do complexo penal, além da intervenção de 30 dias determinada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A polícia segue em busca de pistas que levam à recaptura dos fugitivos e à responsabilização dos envolvidos na ação criminosa.

O caso permanece em investigação, enquanto a comunidade local expressa preocupação com a segurança na região. fonte: Informe Baiano