Novo CNPJ terá letras e números a partir de 2026 para registros futuros
Foto: Rafael Martins/ Ag: A TARDE.
A Receita Federal anunciou uma mudança significativa no formato do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a ser alfanumérico a partir de julho de 2026. De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 2.229, o novo modelo será aplicado apenas a cadastros futuros, sem impactar os CNPJs já existentes.
O novo formato de identificação terá 14 posições. As primeiras oito serão compostas por uma combinação de letras e números, formando a raiz do CNPJ. As quatro posições seguintes identificarão a ordem do estabelecimento e também serão alfanuméricas. As duas últimas posições, que correspondem aos dígitos verificadores, permanecerão numéricas.
Para manter os dígitos verificadores numéricos, a Receita Federal utilizará o código ASCII (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). O valor numérico será obtido subtraindo-se 48 do código ASCII correspondente à letra. Assim, a letra “A” será equivalente a 17, “B” a 18, “C” a 19 e assim por diante.
Segundo a Receita, a introdução do CNPJ alfanumérico visa garantir a continuidade de políticas públicas e ampliar a disponibilidade de números de registro, sem causar transtornos técnicos ou operacionais para a sociedade. fonte: A Tarde