Final do Campeonato Baiano Pode Ser Decidida nos Pênaltis pela Primeira Vez
BaVi na Fonte Nova – Foto: Victor Ferreira I EC Vitória
O clássico Ba-Vi deste sábado (07), às 17h, na Arena Fonte Nova, carrega um peso que vai além da rivalidade centenária. Pela primeira vez na história do Campeonato Baiano, a taça poderá ser definida em uma disputa de pênaltis. A mudança no regulamento para a edição de 2026, que instituiu a final em jogo único, eliminou a necessidade de partidas de desempate, abrindo caminho para as penalidades máximas em caso de igualdade no tempo regulamentar.
Embora o confronto decisivo em partida única já tenha ocorrido em anos como 1947, 1958, 1974, 1975 e 1981 — todos com triunfos do Bahia —, o regulamento da época previa novos jogos em caso de empate. Agora, com 51 títulos do Tricolor e 30 do Rubro-Negro em jogo, o cenário é de “tudo ou nada” em 90 minutos.
Retrospecto Recente nas Penalidades: Curiosamente, ambos os finalistas chegam ao duelo com experiências recentes na marca da cal:
- Vitória: Garantiu sua vaga nesta final justamente nos pênaltis, ao eliminar o Jacuipense na semifinal.
- Bahia: Vem de uma eliminação amarga para o O’Higgins, também nas penalidades, em disputa válida pela Libertadores.
Nos últimos dez anos, o Bahia demonstrou maior volume em decisões deste tipo, com sete classificações em 11 disputas. Já o Vitória teve menos passagens pelo cenário, acumulando duas vitórias em três oportunidades. O confronto de sábado promete testar não apenas a técnica, mas o controle emocional dos jogadores diante de um desfecho inédito para o futebol estadual. Fonte: A Tarde

