DestaquesEntretenimento e Bastidores da TV e Novelas

Anízio Carvalho, o craque do clique que eternizou momentos e fez história

Anízio nos deixou sexta, aos 95 anos – Foto: Joseanne Guedes

O fotógrafo Anízio Carvalho, um verdadeiro mestre na arte de capturar a vida em imagens, nos deixou aos 95 anos. Conhecido como o “craque do clique”, Anízio não apenas eternizou a história de Salvador e do Brasil, mas também deixou um legado de caráter e integridade, sendo admirado por sua decência e amizade.

Sua vasta coleção de fotografias é um tesouro de momentos únicos. Anízio registrou a visita da rainha Elizabeth II à capital baiana em 1968, mas também viveu experiências que o fizeram guardar a câmera. Foi o caso do encontro com o guerrilheiro Carlos Lamarca em 1971, onde a ameaça de um soldado o fez priorizar a vida sobre a foto. “Guardei a máquina e tô aqui, né?”, ele dizia, com a sabedoria de quem sabe que a vida é mais importante que qualquer registro.

A intuição de Anízio era lendária. Certa vez, ao ouvir sobre uma fuga na Penitenciária Lemos Brito, ele não se contentou em apenas fotografar o buraco no muro. Esperou, escondido, por quase um dia inteiro, e foi recompensado com a imagem de dois detentos sendo capturados.

Amigo de Irmã Dulce, Anízio a admirava profundamente, e também reverenciava os orixás. Com seu espírito conciliador e generoso, ele agora está, sem dúvida, em um lugar de paz, deixando uma lição valiosa sobre a arte de fotografar e, mais ainda, sobre a arte de viver. Fonte: A Tarde