DestaquesPolicia / Justiça

Megaoperação Interdita 50 Postos de Combustíveis no Nordeste Suspeitos de Lavar Dinheiro do PCC

Postos são interditados em 14 cidades do Nordeste por suspeita de lavar dinheiro para o PCC Crédito: Divulgação/SSP-PI

Uma grande ofensiva contra o crime organizado atingiu três estados do Nordeste nesta quarta-feira (5). Cerca de 50 postos de combustíveis foram interditados nas ações da Operação Carbono Oculto 86, deflagrada em 14 cidades do Piauí, Maranhão e Tocantins, por suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC).

A capital piauiense, Teresina, concentrou 20 dos estabelecimentos alvo da operação. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o grupo criminoso utilizava uma complexa rede de empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para dar aparência de legalidade a recursos ilícitos, além de praticar fraude no mercado de combustíveis e ocultação de patrimônio.

As investigações resultaram na apreensão de bens de alto valor, incluindo carros de luxo e um avião pertencente ao empresário Haran Santhiago Girão Sampaio, um dos principais alvos.

A Operação Carbono Oculto 86 é um desdobramento de uma ação anterior realizada em São Paulo, que visava desmantelar a estrutura financeira do PCC. As apurações atuais revelam ligações diretas entre empresários da região Nordeste e operadores já investigados na fase inicial.

Os postos atingidos estão localizados em cidades como Teresina, Picos e Parnaíba (PI), Caxias (MA) e São Miguel do Tocantins (TO). Fonte: Correio 24hrs