Silêncio Quebrado: Lula Pede Trabalho Coordenado Após Megaoperação Letal no Rio
Fernando Frazão / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou pela primeira vez na última quarta-feira (29) sobre a megaoperação policial contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, uma ação que resultou em mais de 100 mortes e se tornou a mais letal da história do estado.
Em um desabafo nas redes sociais, o presidente defendeu a necessidade de um trabalho coordenado e de inteligência contra o crime organizado. Segundo o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, Lula ficou “estarrecido” com o elevado número de óbitos e com a falta de aviso prévio sobre a operação ao Governo Federal.
Resposta do Governo Federal
Como resposta à crise, Lula ordenou que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, viajassem ao Rio de Janeiro para um encontro com o governador Cláudio Castro (PL).
Dessa reunião resultou um acordo para a instalação de um escritório emergencial de enfrentamento ao crime organizado no estado, anunciado por Castro no mesmo dia. O Ministério da Justiça já atendeu também ao pedido de transferência de detentos que, de dentro da cadeia, teriam liderado as ações de retaliação que causaram caos na cidade. Fonte: Bnews

