Política

Salvador pode ganhar o bairro Alto do Itaigara com foco na vida comunitária

Alto do Itaigara Crédito: Reprodução / @pontodevistadrones

A capital baiana pode contar com um novo bairro em breve, caso seja aprovado o Projeto de Lei do vereador André Fraga (PV), que propõe a criação do Alto do Itaigara. A iniciativa transformaria a área, atualmente integrada ao bairro do Itaigara, no 172º bairro de Salvador. Protocolado no último dia 2 de dezembro, o projeto começou a ser analisado oficialmente nesta quarta-feira, 4 de dezembro.

Segundo o vereador, o Alto do Itaigara possui características únicas que justificam sua autonomia. A região é relativamente isolada do restante do Itaigara devido a um cinturão verde de encostas, tendo apenas uma via principal de acesso, a Rua Rubens Guelli. A área é composta por cerca de 30 condomínios residenciais, que somam aproximadamente 2.100 apartamentos, além de uma vibrante vida comunitária e infraestrutura local que inclui uma horta comunitária e duas feiras de hortifruti.

“A comunidade do Alto do Itaigara é muito organizada, com moradores que promovem ações importantes por meio da iniciativa APITA – Amigos pelo Itaigara. Eles realizaram a arborização das ruas, criaram praças e promovem eventos regulares que fortalecem os laços entre os residentes. Esse engajamento mostra como a região já funciona como um bairro à parte”, justificou André Fraga.

A proposta visa reconhecer e valorizar a identidade local, promovendo ainda mais o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos moradores. Caso aprovada, o novo bairro trará um impacto significativo no planejamento urbano e no fortalecimento das comunidades de Salvador. fonte: Jornal Correio