Bahia/SalvadorDestaques

Projeto de trem Salvador–Feira avança em análise no governo federal

Trem ferroviário em São Paulo Crédito: Shutterstock

O projeto da ferrovia que promete ligar Salvador a Feira de Santana segue em avaliação pelo governo federal. A proposta, apresentada pela empresa TIC Bahia, foi tema de reunião do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) na última segunda-feira (4). Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os documentos estão em fase de análise de mérito, etapa que antecede a decisão sobre a autorização. Estão sendo verificados aspectos como regularidade jurídica, idoneidade, capacidade técnica e financeira, além da conformidade com a legislação do setor ferroviário.

Publicado no Diário Oficial da União em 30 de maio, o pedido prevê a construção do chamado Trem Intercidades, que atenderá passageiros e cargas. O trajeto partirá de Águas Claras, em Salvador, com paradas em Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, chegando a Feira de Santana em cerca de 35 minutos. O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, com previsão de movimentar até 23 milhões de passageiros por ano, gerar mais de 10 mil empregos diretos e cerca de 50 mil indiretos.

O trem terá velocidade de até 160 km/h para transporte de passageiros e 120 km/h para cargas. Além de ganhos logísticos, o projeto pode impulsionar a economia baiana em mais de R$ 60 bilhões, segundo o diretor técnico da TIC Bahia, Danilo Ferreira. A Fieb apoia a iniciativa desde o início e defende que sua implementação seja prioridade para superar os gargalos de transporte no estado. Fonte: Correio 24h