Operação Cerberus: Polícia Civil prende 11 membros do Comando Vermelho e bloqueia R$14 milhões na Bahia
Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão de 11 suspeitos de integrar o Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções criminosas do país, na Bahia. A ação, batizada de Cerberus, teve sua segunda fase deflagrada na manhã desta quarta-feira (27) e foi voltada ao combate ao tráfico de drogas nas localidades de Portão, Areia Branca e Capelão, no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
Entre os presos está Djavan Santos Conceição, conhecido como “Edcity”, considerado uma das principais lideranças do grupo na região. Ele foi capturado no dia 6 de novembro em uma ação conjunta entre as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e do Mato Grosso. As investigações também identificaram o papel de outras duas lideranças da organização criminosa, que permanecem foragidas.
No total, a operação cumpriu 39 mandados de busca e apreensão, além de ordens judiciais de prisão expedidas pela Vara Criminal de Lauro de Freitas. A Justiça também determinou o bloqueio de R$14 milhões em bens e contas bancárias de 28 investigados, representando um duro golpe contra o financiamento das atividades ilícitas da organização.
A Operação Cerberus integra a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (RENORCRIM), que coordena ações nacionais no combate a facções e redes de crime organizado.
Ações e Alerta
De acordo com fontes ligadas às forças policiais, as operações estão sendo realizadas com base em investigações detalhadas sobre a estrutura e atuação do Comando Vermelho na Bahia. O tráfico de drogas nas áreas de Lauro de Freitas era um dos principais alvos da facção, que também é responsável por uma série de outros crimes.
As autoridades reforçam que denúncias anônimas da população têm sido fundamentais para as investigações e pedem que informações sobre atividades suspeitas sejam repassadas às polícias locais. fonte: A Tarde