Novo Mané Dendê promove visita à Casa das Histórias de Salvador
Texto e fotos: Ascom/Seinfra
Como parte das ações de promoção e fortalecimento do território do Subúrbio Ferroviário, o projeto Novo Mané Dendê realizou na manhã desta quinta-feira (14) uma visita inspiradora à Casa das Histórias de Salvador, localizada no bairro do Comércio. A atividade foi direcionada a um grupo de mulheres do bairro do Rio Sena, que promove o empoderamento feminino na sua região. Elas foram acompanhadas pelas mobilizadoras sociais do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto.
A atividade teve como objetivo reforçar o pertencimento do Subúrbio Ferroviário à cidade e incentivar o acesso à cultura e o exercício da prática da cidadania. Na pauta da visita, o grupo de mulheres pôde conhecer as memórias da primeira capital do Brasil ao longo dos últimos cinco séculos por meio de acervos físicos e digitais, com histórias e saberes dos povos que nela habitaram.
Laisa Luana, de 19 anos, moradora do Rio Sena, foi uma das mais animadas durante a visita. Ela contou da importância de ter acesso aos espaços culturais. “Foi minha primeira vez visitando um museu, estou apaixonada! Agradeço ao projeto Novo Mané Dendê pela oportunidade, estou saindo daqui hoje riquíssima de alegria e conhecimento”, ressaltou.
As visitas inspiradoras do projeto Novo Mané Dendê têm como foco ampliar o olhar e a perspectiva dos participantes por meio de experiências em lugares e equipamentos dentro e fora do Subúrbio. O projeto já realizou visitas ao Acervo da Laje, Jardim Botânico de Salvador, ao Aterro Metropolitano, entre outros locais. Secom