Novo Mané Dendê entrega moradias, ecoponto e ações de sustentabilidade no Subúrbio de Salvador
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS – Texto: Gilvan Santos e Thiago Souza / Secom PMS
O mês de setembro começou com novos avanços para os moradores do Subúrbio de Salvador. Na manhã desta quinta-feira (04), a Prefeitura inaugurou 45 unidades habitacionais, um ecoponto e promoveu o plantio de 50 mudas de árvores, dentro do projeto Novo Mané Dendê, que já soma mais de R$17 milhões em investimentos apenas nesta etapa.

As novas moradias estão divididas entre dois empreendimentos: o Residencial Ana Preta, no Alto da Terezinha, com 27 apartamentos — incluindo dois adaptados para pessoas com deficiência — e o Condomínio Bella Vistta, em Itacaranha, com 18 unidades e duas adaptadas. Ao todo, o programa já entregou 345 habitações e tem outras 343 em fase de conclusão.
O prefeito Bruno Reis destacou que o projeto vai além da habitação, integrando ações ambientais, como ecopontos com triturador para reciclagem, centro de triagem de resíduos e cursos de capacitação para cooperativas locais. Também estão previstos um teleférico que vai se conectar ao VLT e ao metrô em Pirajá, além da ampliação da frota de ônibus com ar-condicionado até o fim do ano.

As famílias contempladas viviam em moradias precárias às margens do Rio Mané Dendê e foram realocadas com apoio de aluguel social. “Agora elas recebem casas dignas, com acessibilidade e infraestrutura no entorno”, explicou o secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos de Souza.
Além das habitações, foi entregue o novo Ecoponto da Rua Teskey, em Itacaranha, estruturado para receber entulhos, restos de poda e resíduos recicláveis. O espaço conta com baias de armazenamento, área de circulação, módulo administrativo e sanitários acessíveis.
Com 85% das obras já concluídas, o Novo Mané Dendê é considerado uma das maiores intervenções urbanas de Salvador, abrangendo saneamento, mobilidade, educação e cultura. Entre as próximas inaugurações estão um terminal rodoviário, um centro cultural com teatro de 270 lugares e uma arena aquática com piscina semiolímpica.
Ao final da execução, prevista para o primeiro semestre de 2026, cerca de 45 mil pessoas dos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela serão beneficiadas. O investimento total ultrapassa R$800 milhões. fonte: Secom