Manifestante tenta se acorrentar em protesto contra votação de projeto na Câmara de São Francisco do Conde (BA)
Reprodução Redes Sociais
A sessão extraordinária desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano, foi palco de confusão e ânimos exaltados durante a votação do polêmico Projeto de Lei (PL) nº 15/2025, de autoria do Executivo. A proposta visa promover alterações no programa social municipal “Pão na Mesa”, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade.
Com a galeria lotada de manifestantes contrários à medida, o clima ficou tenso pela manhã. Em um dos momentos de maior tensão, um homem tentou se acorrentar à grade do plenário em sinal de protesto, mas foi contido por policiais militares que acompanhavam a sessão. Houve relatos de truculência na ação policial, o que foi negado pela corporação em nota.
Os manifestantes direcionaram suas críticas principalmente ao presidente da Casa, Carlos Alberto Bispo Cruz, o Nem do Caípe (PSDB), acusando-o de suposta burla ao regimento interno para garantir a apreciação do PL.
Apesar da confusão e da tentativa de protesto, o projeto foi levado à votação e acabou sendo aprovado pelos vereadores.
Nota da Polícia Militar: O 26º Batalhão de Polícia Militar informou que os agentes foram acionados devido à presença de cerca de 200 pessoas na Câmara e precisaram intervir para evitar a invasão do plenário por um grupo. A PM confirmou que um homem foi impedido de se acorrentar à rampa de acesso, e garantiu que, após o episódio, a sessão transcorreu até o final sem novos registros de incidentes.
A reportagem buscou contato com o vereador Nem do Caípe, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação do parlamentar. Fonte: Bnews