DestaquesPolítica

Luiz Fux vota pela anulação do processo da trama golpista e critica volume de provas

Luiz Fux, ministro do STF – Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a anulação de todo o processo da trama golpista por considerar que a defesa dos réus não teve tempo suficiente para analisar o vasto material probatório. Em seu voto, Fux também questionou a competência do STF para julgar o caso, reforçando sua posição pela anulação.

O ministro do STF, Luiz Fux, em seu voto sobre a denúncia da trama golpista, criticou o volume de provas apresentadas pela acusação, afirmando que houve um “document dump” (despejo de documentos) que impossibilitou a análise adequada pela defesa.

Fux destacou a dificuldade em lidar com o material. “Salto aos olhos a quantidade de material probatório envolvido. Os arquivos totalizaram 70 terabytes”, declarou o ministro. Ele argumentou que, se até mesmo para ele a análise foi difícil, a defesa dos réus certamente não teve tempo hábil para examinar as evidências.

Além disso, Fux defendeu a incompetência do STF para julgar os réus, uma vez que eles já haviam perdido seus cargos. “Meu voto é no sentido de reafirmar a jurisprudência dessa corte. Concluo, assim, pela incompetência absoluta do STF para o julgamento desse processo”, afirmou, defendendo a anulação completa do processo. Fonte: A Tarde