DestaquesPolicia / Justiça

Filhos de Vereadora Pataxó da Bahia Presos: Suspeitos de Homicídios e Liderança no Comando Vermelho

Parentesco de investigado com vereadora é citado em processo Crédito: Reprodução

Tuinã Ferreira do Espírito Santo e Taunã Ferreira do Espírito Santo, dois dos quatro indivíduos presos nesta terça-feira (2) em Santa Cruz Cabrália (Sul da Bahia) por homicídios e atividades ligadas à facção criminosa Comando Vermelho (CV), são filhos da vereadora indígena Pataxó Indiara Ferreira.

O inquérito policial aponta que Tuinã e seu outro irmão, Kauã Passos Monteiro (não detido na operação de hoje), exercem funções de liderança no grupo criminoso.

Os filhos da parlamentar são investigados por estarem envolvidos em uma série de mortes motivadas pela disputa territorial entre facções. Um dos crimes atribuídos ao grupo ocorreu durante uma festa de aniversário na aldeia indígena Rio Mar Pataxó, em Ponta Grande, onde homens armados invadiram uma residência e mataram Kleber Ferreira dos Santos.

Apesar das graves acusações contra seus filhos, a vereadora Indiara Ferreira, natural de Porto Seguro, não possui registro criminal. Ela cumpre seu terceiro mandato consecutivo em Santa Cruz Cabrália, tendo sido reeleita em 2024. Para o biênio 2025-2026, Indiara foi eleita vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

O documento policial também menciona que Kauã e Tuinã são irmãos de Tauã Passos Monteiro, morto a tiros em setembro de 2024, e que o grupo teria agido em “revanche” em alguns dos crimes. Fonte: Correio 24hrs