DestaquesPolicia / Justiça

Extradição do “Senhor das Armas” é solicitada pela Justiça baiana

Foi solicitada pela Justiça Federal da Bahia, a extradição de Diego Hernan Dirísio, conhecido como “Senhor das Armas”, e sua esposa, Julieta Vanessa Nardi Aranda, da Argentina para o Brasil. O casal é acusado de liderar uma organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de armas, fornecendo cerca de 40 mil delas para facções brasileiras, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Dirísio e Aranda foram detidos no início de fevereiro na Argentina, e agora, as autoridades brasileiras pedem que os dois sejam extraditados para responderem pelo crime no Brasil, conforme os termos de um acordo bilateral de extradição entre os dois países.

Flávio Albergaria, superintendente da Polícia Federal na Bahia, falou da necessidade de dar uma resposta contra o crime organizado: “Eles têm que responder perante a lei brasileira e a gente espera que aqui sejam condenados e presos, e cumpram a condenação no Brasil. É uma resposta muito importante que a gente pode dar para o crime organizado, para as facções criminosas, para os grupos que atuam no tráfico internacional de armas”.

Além do casal, a PF também solicitou a extradição de outros indivíduos relacionados ao esquema que estão detidos no Paraguai.

O esquema operado por Dirísio envolvia a aquisição de armas na Croácia e em outros países europeus, seguida pelo envio ao Paraguai.

As armas eram distribuídas muitas vezes com seus números de identificação removidos para impedir o rastreamento. Informe Baiano