“Conflito Entre Israel e Hezbollah Escala no Líbano: 30 Mortos em Bombardeios”
Líbano relata 30 mortos em bombardeios israelenses no leste e sul – Foto: SAM SKAINEH | AFP
A escalada de violência no Oriente Médio teve novos capítulos trágicos neste sábado, 23, quando bombardeios israelenses atingiram regiões no sul e no leste do Líbano, resultando em pelo menos 30 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde libanês. Este incidente marca mais um ponto crítico na guerra que já dura três meses entre Israel e o Hezbollah, movimento islamista pró-iraniano que exerce forte influência no Líbano.
Entre as vítimas, 16 pessoas, incluindo quatro crianças, perderam a vida em Shmestar, uma área localizada no leste do país e conhecida como reduto do Hezbollah. No sul, outra região estratégica para o grupo, 14 pessoas foram mortas, sendo cinco delas na cidade costeira de Tiro, importante ponto histórico e comercial.
A ofensiva reflete a intensificação do conflito, com ambos os lados sofrendo baixas significativas em um cenário que parece longe de ser controlado. Israel tem justificado seus ataques como medidas de segurança contra ameaças iminentes do Hezbollah, que também tem intensificado lançamentos de foguetes e ataques transfronteiriços.
Enquanto a comunidade internacional assiste com preocupação, esforços diplomáticos para reduzir as hostilidades têm se mostrado ineficazes. A guerra já devastou áreas civis e infraestrutura em ambos os lados, agravando uma crise humanitária no Líbano, que já enfrentava dificuldades econômicas e políticas antes do início do conflito.
A situação se torna ainda mais alarmante com a alta taxa de mortalidade entre civis, especialmente crianças, como no caso das vítimas em Shmestar. O apelo por um cessar-fogo e assistência humanitária urgente ecoa entre líderes globais, enquanto o futuro da região permanece incerto e marcado por profundas divisões e rivalidades históricas.
A continuidade do conflito não apenas ameaça a estabilidade do Líbano, mas também aumenta o risco de uma escalada regional mais ampla, envolvendo outros atores do Oriente Médio. fonte: A Tarde