Bahia/SalvadorCâmara de Salvador

Bruno Reis cita entregas para 2026 com maternidade, CCO, novas escolas, Arena Multiuso e 700 ônibus com ar condicionado

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Em discurso na reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Salvador nesta segunda-feira (2), o prefeito Bruno Reis detalhou as principais obras e programas previstos para 2026. Os investimentos abrangem diversas áreas, como saúde, educação, cultura, sustentabilidade, tecnologia e infraestrutura.

Entre os destaques estão a inauguração da Maternidade e Hospital da Criança, no bairro da Federação, ainda neste semestre. O equipamento receberá o nome do deputado estadual e médico Alan Sanches, falecido no mês passado.

O pacote de entregas inclui 12 novas escolas de alto padrão, a Casa de Espetáculos e Escola de Música Letieres Leite, no Comércio, o Centro de Controle Operacional (CCO) e Hub do Subúrbio, no Lobato, e a Arena Multiuso, na Boca do Rio.

“Este ano, temos ainda grandes obras a tocar. Tudo isso tem um ponto em comum: é cumprimento de promessa. E cumprir o que prometemos, numa cidade do tamanho de Salvador, não acontece por acaso. Acontece com planejamento, com acompanhamento diário e com gente boa fazendo a máquina pública funcionar”, destacou Bruno Reis.

Para 2026, a Prefeitura prevê ainda a entrega de seis novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que ficarão localizados em Narandiba, São Marcos, Parque São Cristóvão, Brotas, Paripe e Ilha Amarela, além da incorporação de 700 ônibus Euro 6 com ar-condicionado à frota do transporte público. Também estão no cronograma as reformas do Teatro Vila Velha e da sede do Ilê Aiyê, além da implantação de novos parques de Mata Atlântica e corredores arborizados.

Bruno Reis chamou atenção ainda para obras em andamento ou com início programado para este ano, como o teleférico do Subúrbio, a Arena Aquática do Mané Dendê, o novo Centro de Convenções no Centro Histórico e projetos habitacionais nos bairros do Pilar, Corpo Santo, Pé Preto, Nova Constituinte, Alto do Capelão e Cassange.

Saúde – Durante o discurso na Câmara, o prefeito destacou avanços na área da saúde, divulgando o volume de cirurgias realizadas. Só no ano passado foram mais de 10.820 procedimentos realizados.

O quantitativo se deve ao reforço feito para melhoria dos atendimentos de média e alta complexidade na capital baiana, cuja estrutura atualmente é composta por dois hospitais municipais, cinco multicentros, sete centros de reabilitação e pelos 18 UPAs e PAs.

“Ainda temos dificuldades a superar na saúde? Temos. Mas o resultado está aí: vidas sendo salvas todos os dias. E pessoas deixando de adoecer pelo trabalho formidável de prevenção e cuidado feito pelos profissionais da Atenção Primária – equipe que já triplicamos. Este ano, vamos entregar mais três Caps. E vamos contratar 582 novos médicos e outros profissionais de saúde, até porque o Hospital Maternidade e da Criança vem aí”, anunciou Bruno Reis.

Educação – Na educação, o prefeito ressaltou o Selo Ouro do MEC em alfabetização obtido por Salvador, o crescimento das vagas em creches e escolas em tempo integral e os resultados do Programa Salvador Avalia (Prosa). Por meio desta última iniciativa, a capital baiana atingiu a maior proficiência de toda a série histórica do 5º ano.

“Já entregamos 40 escolas de alto. São unidades com creche, piscina, teatro, quadra coberta, salas climatizadas, laboratórios de ciências… Escolas lindas nos bairros mais pobres da cidade, melhores do que muitas particulares”, reforçou Bruno Reis.

“Seguiremos investindo na formação continuada dos professores, na valorização profissional dentro da responsabilidade fiscal e nas condições de trabalho. Esse ano, vamos atingir, como prometido, 100% das salas de aula com ar condicionado”, salientou.

Empregos e social – Já na área econômica, Bruno Reis destacou que Salvador atingiu, em 2025, o menor índice de desemprego da série histórica da PNAD e foi a terceira capital que mais gerou empregos formais no país, com saldo de 34.256 vagas com carteira assinada, segundo o Caged.

Esse avanço, avaliou o gestor municipal, se deve às medidas de incentivo ao desenvolvimento econômico, ao fortalecimento da infraestrutura digital e à capacitação de pessoas. Só para se ter uma ideia, mais de 80 mil certificados foram entregues à população pelo Treinar para Empregar.

No segmento social, o prefeito lembrou a ampliação da rede de assistência, que hoje soma 58 unidades, entre Unidades de Acolhimento Institucional, Cras, Creas e Centros Pop, atendendo cerca de 44 mil pessoas por mês, além da expansão dos restaurantes populares.

“A cidade que só tinha um restaurante popular caindo aos pedaços – e que ainda cobrava pelo prato – agora tem 10 equipamentos servindo 5 mil refeições de graça por dia. Outros cinco restaurantes estão vindo aí no mesmo padrão de cardápio balanceado, de produtos frescos comprados principalmente na agricultura familiar e com oferta de cursos de gastronomia nas suas cozinhas”, declarou Bruno Reis.

Sustentabilidade – O prefeito ressaltou as políticas ambientais e de sustentabilidade de Salvador, citando a redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa, a ampliação da frota de ônibus menos poluentes, o programa Recicla Capital – premiado internacionalmente – e o avanço da arborização urbana.

“Desde que chegamos, a Prefeitura vem projetando resiliência ambiental e políticas de enfrentamento às mudanças do clima. Na agenda da descarbonização, pilar do combate ao aquecimento global, inovamos na neutralização de CO2 em grandes eventos, pelo uso de créditos ambientais. E avançamos com uma frota crescente de ônibus elétrico e de motor Euro6, menos poluente”, disse Bruno Reis.

Ele lembrou que graças ao programa Recicla Capital, que estimula a coleta seletiva e gera renda para cooperativas de catadores, Salvador conquistou o prêmio internacional Local Leaders Awards 2025. Por esse programa, já são quase 5 mil toneladas de resíduos foram reciclados e mais de R$ 1,7 milhão foi gerado em renda para catadores.

Além disso, os investimentos foram voltados para expansão de áreas verdes da cidade, com o plantio de mais de 60 mil árvores. As próximas ações de arborização serão nas avenidas Silveira Martins, Dom João VI, Fernandes da Cunha e Jequitaia. Secom

Deixe um comentário