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Bahia e Vitória tentam aproximação com BYD, mas política global impede acordo

Apesar do interesse, a política da BYD de não negociar com clubes isoladamente freou as conversas com Bahia e Vitória.  |    Letícia Martins / ECB e Victor Ferreira/EC Vitória

Bahia e Vitória buscaram uma aproximação com a montadara chinesa BYD para entender os planos da empresa no futebol brasileiro, especialmente no mercado baiano. Apesar das conversas, a política global da BYD de não atacar diretamente com os clubes impede qualquer avanço nas tratativas.

O Vitória foi o primeiro a se movimentar, recebendo um representante da montadora na Toca do Leão em fevereiro de 2023, por iniciativa do presidente Fábio Mota. Já a Bahia manifestou interesse em julho, quando o CEO Raul Aguirre esteve na apresentação de uma revelação da marca em Salvador. Ambos os clubes pretendidos entendem o posicionamento da empresa, que investem no futebol brasileiro por meio do patrocínio a campeonatos, mas evitam vínculos diretos com os tempos.

Outro fator que pesou foi a rivalidade entre Bahia e Vitória. A BYD entende que um possível patrocínio deveria contemplar os dois clubes para evitar favorecimentos, mas essa abordagem poderia limitar sua visibilidade nacional.

O Vitória ainda sugeriu a venda dos naming rights do Barradão para arrecadar fundos para reformas no estádio, mas a montadora não deu resposta sobre o tema. Enquanto isso, a Bahia preferiu não se manifestar sobre as conversas. fonte: Bocão News