Advogado de traficante é alvo de operação por tentar soltar líder do BDM com alvará falso
Advogado de Everaldinho é preso Crédito: Acervo pessoal
A Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Fake Freedom nesta quinta-feira (11), cumprindo mandados de busca e apreensão em um prédio de luxo em Salvador contra o advogado Antônio Jorge Santos Júnior. Ele é investigado por apresentar um documento falso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tentativa de obter a liberdade de seu cliente, Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como “Averaldinho”, uma das lideranças do Bonde do Maluco (BDM).
A fraude foi descoberta em 23 de julho pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa, que desconfiou da autenticidade de um habeas corpus que supostamente concedia a soltura de Averaldinho. Apesar de o documento falso conter informações detalhadas, como o nome de um ministro relator, a checagem revelou que a decisão não existia no STJ.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), resultou na apreensão de notebooks, pen drives e documentos no escritório do advogado. Além disso, a Justiça determinou a suspensão do exercício profissional de Antônio Jorge. Averaldinho, por sua vez, continua preso no Conjunto Penal de Serrinha. Fonte: Correio 24hrs