Senadores chegam aos EUA para tentar barrar tarifas sobre exportações brasileiras
Agenda do grupo começa na manhã de segunda-feira, 28), quando congressistas têm reuniões na Embaixada do Brasil em Washington – Foto: Jim Watson/AFP
Uma comitiva multipartidária de senadores brasileiros iniciou neste fim de semana uma missão diplomática nos Estados Unidos, com o objetivo de tentar reverter – ou ao menos adiar – as tarifas impostas às exportações do Brasil. Até a tarde deste sábado (26), seis congressistas já estavam em solo norte-americano, organizando os últimos detalhes da agenda de negociações que começa oficialmente na próxima segunda-feira (28).
Cinco senadores já se encontram em Washington D.C.: Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e líder da comitiva, Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL). O senador Carlos Viana (Podemos-MG) também está nos Estados Unidos e deve se juntar ao grupo neste domingo (27). Ainda embarcarão Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, e Rogério Carvalho (PT-SE).
A programação começa com encontros na Embaixada do Brasil em Washington, seguidos de reuniões na U.S. Chamber of Commerce, onde os parlamentares dialogarão com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council. O foco é discutir as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas recentemente pelo presidente norte-americano Donald Trump, que vinculou a medida à situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A iniciativa, aprovada por unanimidade no Plenário do Senado, demonstra uma rara união de partidos de diferentes espectros políticos, do PT ao PL, em torno de um objetivo comum: reduzir os impactos econômicos da decisão norte-americana e preservar a competitividade das exportações brasileiras no mercado internacional. fonte: A Tarde