Esporte

Gabriel Medina passa por cirurgia e sai da temporada 2025 da WSL

O tricampeão mundial de surfe Gabriel Medina está oficialmente fora da temporada 2025 da Liga Mundial de Surfe (WSL). O anúncio foi feito pela Time Brasil em publicação no Instagram, onde informou que o medalhista olímpico de bronze foi realizado a uma cirurgia no sábado (11/01) para instalação do tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo. A lesão ocorreu durante um treino na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), na última sexta-feira (10).

De acordo com os médicos, o tempo estimado de recuperação variou entre seis e oito meses, o que impossibilita a participação de Medina no circuito deste ano. A temporada da WSL começa no dia 27 de janeiro, com a etapa de Pipeline, no Havaí, uma competição especial que comemora os dez anos do primeiro título mundial do surfista paulista, conquistado em 2014.

Gabriel Medina, também campeão em 2018 e 2021, seria um dos dez brasileiros na elite do surfe masculino em 2025. A equipe conta ainda com nomes como Filipe Toledo e Ítalo Ferreira, ambos campeões mundiais, além de João “Chumbinho” Chianca, Yago Dora , Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Edgard Groggia e Deivid Silva.

A feminina Tatiana Weston-Webb, prata nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, será a única representante brasileira no circuito.

A ausência de Medina é um duro golpe para o Brasil no cenário do surfe mundial. Reconhecido por seu talento e conquistas, o surfista é um dos maiores nomes da modalidade. Em sua trajetória, além dos títulos mundiais, ele se destacou por popularizar o esporte no país e inspirar uma nova geração de atletas. Enquanto Medina se recupera, a torcida brasileira será exclusiva para os demais competidores, que buscam manter o país no topo do surfe global. fonte: Informe Baiano