Política

VLT do Subúrbio avança nas obras e deve iniciar operações em 2026, afirma Sedur

Jusmari Oliveira, secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), afirmou que as obras estão adiantadas no primeiro trecho do modal  |   BNews

O novo sistema de transporte do Subúrbio de Salvador, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), está com as obras em ritmo acelerado e já tem previsão para o início da operação assistida: 2026. A informação foi confirmada pela secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira, durante uma vistoria às obras realizada nesta segunda-feira (16), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues.

Avanço das obras no trecho inicial

De acordo com a titular da Sedur, o trecho inicial, que conecta a Calçada à Ilha de São João, está com 12 dos 16 quilômetros em estágio avançado de construção. Esse percurso, que substituirá o antigo sistema ferroviário do Subúrbio, representa um marco importante na modernização do transporte público em Salvador.
“As obras do VLT estão dentro do cronograma, realizadas com agilidade e segurança. Estamos muito satisfeitos com o andamento, que avança como planejado. Esse é um projeto transformador para a mobilidade da região” — destacou Jusmari.

Cronograma e preparação dos veículos

Os veículos que comporão o sistema do VLT estão sendo preparados em Hortolândia, São Paulo, onde passam por ajustes e adequações técnicas. A secretária reforçou que o cronograma está sendo seguido, garantindo a entrega dos equipamentos a tempo para o início da operação assistida.
*”Os trens estão sendo finalizados em São Paulo e serão entregues conforme o planejado. Em 2026.

fonte: Bocão News