DestaquesMundo

Vulcão Merapi (da Indonésia) entra em erupção e lança "avalanche" de lava

O vulcão Monte Merapi, na Indonésia, um dos vulcões mais ativos do mundo, entrou em erupção nesta terça-feira, expelindo lava que alcançou uma distância de mais de dois quilômetros da cratera, conforme relatado pela AFP.

Durante o dia, foram registrados dezenas de pequenos tremores relacionados à erupção do Merapi, de acordo com o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia de Desastres Geológicos (BPPTKG), uma agência governamental responsável pelo monitoramento do vulcão.

"Nos últimos dias, a atividade do Merapi aumentou ligeiramente, mas esse tipo de oscilação ocorre com frequência", explicou Agus Budi Santoso, chefe do BPPTKG.

Devido à ausência de nuvens, os moradores locais puderam observar a erupção sem problemas, conforme relatado pela mesma fonte.

Em 2022, as autoridades estabeleceram uma zona de acesso restrito de sete quilômetros, após uma avaliação de risco nas áreas próximas ao Monte Merapi. A lava resultante da erupção desta terça-feira atingiu essa zona sem causar grandes dificuldades.

Apesar do fenômeno, o nível de alerta associado a esse vulcão permaneceu inalterado.

A última grande erupção do Merapi, em 2010, resultou na morte de mais de 300 pessoas e obrigou cerca de 280 mil residentes a deixarem suas casas.

Leia Também: PF faz operação para prender PMs do DF suspeitos de omissão nos ataques de 8/1

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixe um comentário