Uso irregular de patinetes elétricos em Salvador gera suspensões e reforça necessidade de fiscalização
Patinetes elétricos em Salvador – Foto: Shirley Stolze / Ag A TARDE
O uso de patinetes elétricos em Salvador tem crescido significativamente, principalmente na orla da cidade, mas a falta de cumprimento das regras tem levado a bloqueios de contas e até suspensões permanentes na plataforma. Recentemente, registros de acidentes e infrações nas redes sociais reacenderam o debate sobre a segurança e o uso responsável do modal.
Atualmente, cerca de 70 mil usuários estão cadastrados no serviço de compartilhamento de patinetes na capital baiana, com uma média semanal de 25 mil viagens. Para garantir a segurança, a fiscalização tem sido intensificada, e usuários flagrados cometendo infrações podem ter suas contas suspensas. Segundo Guillermo Petzhold, assessor especial da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), quem for pego circulando em dupla no patinete recebe uma suspensão de sete dias. Em caso de reincidência ou se um menor de idade for flagrado utilizando o equipamento vinculado a uma conta já suspensa, o bloqueio se torna definitivo.
Desde o início da fiscalização, aproximadamente 550 contas já foram suspensas por descumprimento das normas, incluindo transporte de mais de uma pessoa por patinete e condução por menores de idade. Além disso, a plataforma proíbe o uso do equipamento sob efeito de álcool.
Mesmo com o avanço das fiscalizações, muitos usuários ainda desconhecem as regras. A topógrafa Ruana Melo, por exemplo, tentou alugar um patinete para sua sobrinha de 12 anos, sem saber que a idade mínima era um critério obrigatório. “Achei que fosse permitido porque já vi muitas crianças andando. Se soubesse antes, nem teria tentado. Só sabia que andar com duas pessoas era proibido, mas vejo muita gente fazendo isso”, relatou.
Para conscientizar os usuários, a empresa Jet Salvador, responsável pelo serviço, disponibiliza fiscais e instrutores que orientam sobre o uso correto do equipamento. A supervisora da empresa, Tamires Santos, reforça que as diretrizes estão disponíveis no aplicativo e nas redes sociais da empresa. Além disso, em parceria com a Semob, a Jet Salvador oferece aulas gratuitas uma vez por semana para novos usuários, abordando segurança no trânsito e boas práticas no uso dos patinetes. fonte: A Tarde