DestaquesPolítica

Tensão no STF: Moraes e Fux divergem em julgamento de Bolsonaro sobre preliminares

Antonio Augusto / STF

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus, acusados de participarem de uma trama golpista, foi retomado na manhã desta terça-feira (9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão, no entanto, foi marcada por um momento de discordância entre dois ministros: Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

Relator do caso, Moraes iniciou a leitura de seu voto, abordando as questões preliminares levantadas pelas defesas. Foi nesse ponto que ele foi interrompido por Fux, que manifestou a intenção de se posicionar sobre esses pedidos apenas em seu próprio voto, alegando coerência com suas ressalvas anteriores.

Em resposta, Moraes defendeu a ordem do rito, argumentando que a maioria das preliminares já havia sido rejeitada por unanimidade, inclusive com o voto do próprio Fux. Ele destacou que não havia fatos novos que justificassem a reabertura da discussão.

A tensão evidencia uma das primeiras divergências abertas entre os ministros nesse julgamento. A ordem de votação segue com Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Fonte: Bnews