DestaquesMunicípios

Suspeito do homicídio de Mãe Bernadete, ‘Nove de Ouros’ do Baralho do Crime é preso na Bahia

Foto: reprodução

A Polícia Civil da Bahia prendeu Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como “BZ” e apontado como o executor do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico. O suspeito, que figura como o Nove de Ouros no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foi capturado em Simões Filho nesta sexta-feira (12) em uma operação do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), com apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

Josevan Dionísio é investigado não apenas pelo homicídio de Mãe Bernadete, mas também por sua participação em um grupo criminoso atuante na região, envolvido em roubos, tráfico de drogas e outros homicídios. A prisão ocorreu enquanto a polícia cumpria dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão.

Prisão com reféns

Durante a operação, o suspeito manteve sua companheira e os dois filhos como reféns. As equipes da Core iniciaram uma negociação estratégica que resultou na libertação segura das vítimas e na rendição de Josevan. Uma pistola calibre 9mm de fabricação turca, com numeração raspada, foi apreendida no local.

O crime e a motivação

Mãe Bernadete, coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), foi assassinada em 17 de agosto de 2023, dentro de sua própria residência no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. A investigação aponta que a motivação do crime está ligada à resistência de Mãe Bernadete contra a expansão do tráfico de drogas em territórios tradicionais. A líder quilombola era uma voz ativa na defesa dos direitos humanos e denunciava a atuação de facções criminosas na área.

Com a prisão de Josevan, cinco dos seis envolvidos no crime já foram detidos. A polícia segue em busca do último suspeito, conhecido como “Maquinista”, que continua foragido. Fonte: IB