Bahia/Salvador

“Sobra do Metrô viabiliza nova etapa do VLT: trecho entre Calçada e Comércio será construído com R$ 100 milhões economizados”

Obras do VLT de Salvador – Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Governo da Bahia anuncia extensão estratégica do VLT de Salvador usando verba poupada do Tramo III da Linha 1 do metrô

O tão aguardado avanço no sistema de transporte público de Salvador vai ganhar um novo capítulo: o trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará a Calçada ao Comércio será finalmente tirado do papel. O projeto será viabilizado com cerca de R$ 100 milhões economizados durante a execução do Tramo III da Linha 1 do metrô, entre as estações Pirajá e Águas Claras.

Segundo o diretor de Obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, os recursos são provenientes de um empréstimo anterior que, graças à boa gestão e otimização dos custos, resultou em economia suficiente para impulsionar uma nova etapa do VLT.

“A gente conseguiu reaproveitar essa verba, que não foi usada no metrô, e estamos finalizando os trâmites com a Caixa para liberar o investimento. A ordem de serviço deve ser assinada dentro de até dois meses”, afirmou Lafuente ao Portal A TARDE.

O trecho terá aproximadamente 3,6 km de extensão, conectando a histórica Estação da Calçada ao Terminal Náutico Turístico do Comércio, facilitando a mobilidade de moradores e turistas na região do Centro Antigo de Salvador.

Mudanças, retomadas e novas diretrizes

O trecho 4 do VLT já fazia parte de um projeto anterior gerido pela concessionária Skyrail, que foi descontinuado após o rompimento do contrato pelo governo estadual. Com o fim da concessão, o projeto foi reformulado e passou a ser executado diretamente pela gestão pública, com obras em nível e trilhos instalados no canteiro central de importantes vias urbanas.

Para viabilizar a inclusão do trecho entre Calçada e Comércio no novo modelo, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) alterou, em dezembro de 2024, a legislação originalmente aprovada em 2014, ainda na gestão de Jaques Wagner. A nova redação da lei permitiu o redirecionamento dos recursos originalmente destinados ao metrô também para o VLT.

O investimento contará ainda com aportes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e uma contrapartida estadual adicional estimada em R$ 10 milhões.

VLT em expansão

Com investimento total de R$ 5 bilhões, o VLT de Salvador está sendo construído por etapas. As obras nos lotes 1 e 2 já avançam, com 18,67% e 13,30% de execução, respectivamente. O modal será capaz de transportar até 100 mil passageiros por dia, e promete integrar importantes áreas da cidade, conectando bairros, rodovias e centros de transporte.

A nova extensão até o Comércio é estratégica, não só por conectar pontos turísticos e áreas de comércio, mas também por resgatar uma demanda histórica da população soteropolitana por transporte público acessível, eficiente e moderno na região central da capital. Fonte A Tarde