Saúde em Alerta: Procura por testes rápidos cresce 56% no Carnaval, mas casos de ISTs preocupam
Foto: Ilustrativa/Doris Queiroz/GovBa
O encerramento do Carnaval 2026 traz um dado preocupante para a saúde da capital baiana. Segundo balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), das 369 ocorrências de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) confirmadas nos módulos “Fique Sabendo”, 340 foram de Sífilis e HIV.
A estratégia de testagem nos circuitos da folia (Barra e Piedade) registrou uma adesão recorde: foram 9.840 testes rápidos, um salto de 56% em comparação ao ano anterior. Apesar do aumento na conscientização e na distribuição de 1,7 milhão de preservativos, o número de diagnósticos positivos acendeu o sinal de alerta das autoridades.
Os dados detalhados pela prefeitura revelam a predominância de quatro infecções principais durante os seis dias de festa:
- Sífilis: 307 casos (a infecção mais recorrente)
- HIV: 33 novos casos
- Hepatite C: 20 casos
- Hepatite B: 09 casos
Para a coordenadora da Rede Laboratorial de Salvador, Olivete Borba, o aumento na procura reflete o sucesso de campanhas como o “Rolê da Prevenção”, que aproximou os foliões do atendimento especializado.
A prefeitura reforça que, para os casos positivos detectados no Carnaval, o acompanhamento médico e o início do tratamento já foram devidamente encaminhados pela rede municipal. Fonte: IB

