Salvador se destaca no controle de agrotóxicos e impulsiona Bahia em ranking nacional da Anvisa
Foto: Ascom/SMS
Com atuação decisiva da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Salvador garantiu quase 70% das coletas baianas no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Anvisa, e foi peça fundamental para colocar a Bahia entre os quatro estados que cumpriram 100% das metas previstas para 2024.
Dos 202 alimentos analisados no estado, 140 foram coletados na capital baiana. O desempenho foi reconhecido em webinar promovido pela Anvisa em maio, que avaliou o desempenho das unidades federativas no ciclo anual do programa.
A expressiva contribuição da capital posicionou a Bahia ao lado de Mato Grosso, Pará e Rondônia no grupo de excelência no cumprimento do plano de amostragem. A média nacional foi de 90%.
Além da eficiência nas coletas, Salvador ajudou o estado a figurar entre os cinco com maior número de amostras aptas para análise, reforçando a qualidade técnica do trabalho realizado.
“Nosso trabalho é resultado de uma equipe comprometida com a saúde pública. Realizar 140 coletas seguindo protocolos rigorosos é mais do que uma meta cumprida — é a reafirmação do nosso compromisso com a segurança alimentar da população”, destacou Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.
Para 2025, a expectativa é ainda maior: Salvador deve ampliar a atuação com 256 coletas previstas, um aumento que reforça o protagonismo da cidade no monitoramento de resíduos de agrotóxicos.
O PARA é um dos principais instrumentos nacionais de vigilância sanitária voltado ao controle da exposição da população a agrotóxicos. As coletas são feitas em supermercados com grande fluxo, priorizando alimentos vegetais de alta rotatividade como frutas, legumes e verduras. Fonte: Informe Baiano