DestaquesEsporte

Risco Alerta: Probabilidade de Rebaixamento do Vitória ultrapassa 80%, mas Leão se agarra a “detalhe” da campanha de 2024

Divulgação / ECV

O Vitória encerrou o final de semana em situação crítica no Campeonato Brasileiro, vendo suas chances de rebaixamento dispararem. Após a derrota de 3 a 1 para o Grêmio fora de casa, o Rubro-Negro estacionou nos 22 pontos, foi ultrapassado pelo Juventude e viu a distância para sair do Z-4 aumentar.

Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a situação do Leão é alarmante. O clube baiano agora possui 80,4% de probabilidade de cair para a Série B, um percentual maior, inclusive, do que o do Fortaleza (73,3%), que está atrás na tabela.

Outros times que completam a lista de risco real, conforme a UFMG, são Juventude (65,8%), Santos, Internacional, Corinthians e Ceará.

Apesar do cenário desfavorável, um detalhe semelhante à campanha do ano passado é a única esperança para a torcida rubro-negra.

Ao final da 25ª rodada de 2025, o Vitória soma 22 pontos, com 4 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Curiosamente, o clube tinha a mesma pontuação (22 pontos) após as 25 partidas disputadas no Brasileirão de 2024, quando conseguiu se salvar.

No entanto, a forma como essa pontuação foi construída é diferente. Na temporada passada, o time tinha 6 vitórias, 4 empates e 15 derrotas, indicando que a equipe de 2025 tem apresentado mais empates e menos vitórias para atingir o mesmo número de pontos. Fonte: Bnews