DestaquesPolicia / Justiça

MPBA Desarticula Maior Rede de Tráfico de Aves Silvestres do País em Nova Fase da ‘Fauna Protegida’

Foto: divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deflagrou nesta quarta-feira (29) a segunda fase da ‘Operação Fauna Protegida’, visando desmantelar a maior organização criminosa de tráfico de aves silvestres do Brasil.

A ação é conduzida pelo Gaeco (MPBA) e cumpre um total de 21 mandados de busca e apreensão e prisões preventivas em três estados: Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e quatro de prisão preventiva.

A rede criminosa, que já teve seu líder preso em setembro na primeira fase, possui uma estrutura complexa especializada na captura, transporte e comercialização ilegal de animais silvestres, especialmente aves de canto.

As investigações revelaram que os animais eram “encomendados” e capturados em áreas rurais da Bahia e Minas, mantidos em cativeiros precários e, em seguida, transportados para receptadores, principalmente no estado do Rio de Janeiro.

A operação conta com o apoio dos Ministérios Públicos de Alagoas, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da Polícia Militar da Bahia (CPE e CIPPA), e integra os esforços nacionais de enfrentamento aos crimes contra a fauna silvestre. Fonte: IB