Bahia/SalvadorEntretenimento e Bastidores da TV e Novelas

Movimento Boca de Brasa 2025 celebra os 479 anos de Salvador com arte, cultura e protagonismo periférico

Andrezza [Foto por Mariana Ayumi]

Em sua 8ª edição, o Movimento Boca de Brasa será um dos grandes destaques das celebrações pelos 479 anos de Salvador. Entre os dias 27 e 29 de março, o Quarteirão das Artes, que abrange a Praça Castro Alves e a Barroquinha, receberá uma programação vibrante e gratuita, evidenciando a força da cultura periférica da cidade.

O evento contará com espetáculos, shows, podcasts, feira de economia criativa, exposições e a Ocupação Sound System, trazendo mais de 100 artistas para os palcos do Teatro Gregório de Mattos (TGM), Espaço Cultural da Barroquinha, Pátio Iyá Nassô e Ladeira da Barroquinha.

Andrezza [Foto por Mariana Ayumi]

Criado em 1986 e ampliado a partir de 2013, o Boca de Brasa é um dos principais programas culturais de Salvador, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). A iniciativa busca descentralizar o acesso à cultura, valorizando e qualificando a produção artística em diversos territórios da capital baiana.

O prefeito Bruno Reis destacou que o projeto vai além do incentivo cultural: “A criatividade do povo de Salvador pulsa nos bairros e esse programa tem sido essencial para dar visibilidade e oportunidades aos talentos da cidade. Seguiremos ampliando os espaços para que as comunidades ocupem seus lugares na cena cultural.”

Programação diversificada e inclusão cultural

O evento abrirá no dia 27 de março, às 17h, com um espetáculo grandioso reunindo mais de 60 artistas espalhados pelo Quarteirão das Artes. A encenação, sob direção de Elivan Nascimento e Jorge Alencar, mescla teatro, dança, slam, música e moda, homenageando Salvador e sua identidade cultural.

Nos dias seguintes, o público poderá acompanhar o Rolé Boca de Brasa—um circuito por polos culturais da cidade—, além da gravação do podcast Potências da Periferia, debates sobre arte e empreendedorismo social e apresentações musicais de artistas como ODILLON, Aila Menezes, Andrezza e Hiran, que fará um show especial em homenagem a Carlinhos Brown.

O último dia do evento, 29 de março, será marcado pela Ocupação Sound System – Conexões Afro-latinas, trazendo uma fusão sonora entre Salvador e Jamaica, com destaque para o cantor internacional Jesse Royal e os pioneiros baianos do Ministereo Público Sound System.

Além das atrações artísticas, o público poderá visitar a feira de economia criativa, que contará com barracas de gastronomia e produtos locais, além da exposição Boca de Brasa em Movimento, que mapeará a trajetória do projeto e seus impactos na cultura da cidade.

Com um compromisso crescente com a inclusão e acessibilidade, o Movimento Boca de Brasa reafirma Salvador como um dos maiores polos culturais do Brasil, proporcionando espaço para que as vozes periféricas ocupem o centro da cena artística. Secom