Política

Jerônimo Rodrigues Adia Reforma do Secretariado para 2026, Focando em Eleições

Governador autorizou estudos para a expansão do VLT de Salvador, nesta segunda-feira, 21 – Foto: Feijão Almeida / GOVBA

As tão aguardadas mudanças no secretariado do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) devem ficar para o ano que vem. A informação foi dada pelo próprio governador nesta segunda-feira, 21 de julho, durante um evento de autorização para a expansão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Salvador.

Em conversa com a imprensa, Jerônimo Rodrigues indicou que as alterações em sua equipe serão planejadas de acordo com os secretários que possuem mandatos e que pretendem se desincompatibilizar dos cargos para concorrer às eleições de 2026.


Planejamento para o Próximo Ano e Possíveis Ajustes

“Estou planejando. Vou ter que conversar com os partidos, porque meu desejo é que estes se afastem no primeiro dia do ano de 2026, para que não atrapalhem o meu governo”, afirmou o governador. Apesar dessa indicação de adiamento, o chefe do Executivo estadual não descartou a possibilidade de alterações pontuais em alguns cargos antes de 2026.

“Vou conversar ainda com a minha base, com os partidos, para poder garantir que a gente já pense nessa modelagem lá na frente. Se tiver alguma coisa é menor, mas não tem nada previsto”, pontuou Jerônimo.


Últimas Mudanças e Expectativas Futuras

As últimas modificações promovidas por Jerônimo Rodrigues em seu secretariado ocorreram em março deste ano. Na ocasião, Marcus Vinícius Di Flora assumiu a Secretaria de Comunicação (Secom) e Pablo Barrozo foi para a Secretaria de Agricultura (Seagri). No mesmo mês, houve também a troca nos comandos das forças de segurança do estado.

De acordo com apuração do Portal A TARDE, as próximas alterações na gestão estadual podem ocorrer na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). A expectativa é que o atual secretário, Edelvino Góes, seja substituído por Rodrigo Pimentel, que atualmente ocupa o cargo de diretor-geral do Detran. Fonte: A Tarde