DestaquesMundo

Guerra de Tarifas? China Responde a Trump sobre Ameaças Contra Aliados do BRICS

Mao Ning, porta-voz do Ministério do Exterior da China – Foto: Divulgação/Ministério do Exterior da China

A China reagiu firmemente às recentes ameaças de tarifas adicionais de Donald Trump contra países alinhados ao BRICS. Nesta segunda-feira (7), em Pequim, a porta-voz do Ministério do Exterior, Mao Ning, declarou que “não há vencedores em guerras comerciais e tarifárias e o protecionismo não leva a lugar nenhum”.

Mao Ning enfatizou que o BRICS é uma plataforma para a cooperação entre mercados emergentes e países em desenvolvimento, defendendo a abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha, sem ter nenhum país como alvo. A declaração foi feita em meio à cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, que divulgou um posicionamento claro contra “medidas protecionistas unilaterais que causam disrupções deliberadas nas cadeias globais de fornecimento e produção e distorcem a concorrência”. O grupo expressou sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias que são inconsistentes com as regras da OMC.

A ameaça de Trump, que prometeu uma tarifa adicional de 10% sobre produtos de “qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas dos BRICS”, sem detalhar quais, reforça a tensão comercial. O BRICS, que agora inclui países como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Indonésia, Egito e Etiópia, além de diversos parceiros, reafirmou seu apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras e equitativo. Fonte: A Tarde