DestaquesPolítica

Ex-ministro de Bolsonaro e lobista do INSS depõem em CPMI sobre fraudes

José Carlos Oliveira foi presidente do INSS no governo Bolsonaro – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS, tem uma agenda importante nesta quinta-feira (11): a audiência de José Carlos Oliveira, ex-ministro do Trabalho e da Previdência do governo Bolsonaro, e de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.

Oliveira, que presidiu o INSS entre 2021 e 2022, é investigado por suposta omissão em relação às irregularidades que estavam sendo denunciadas na época. Há indícios de que ele teria ligação com uma das associações envolvidas nos descontos indevidos.

Já o lobista Antônio Carlos, apelidado de “Careca do INSS”, é apontado como um dos principais articuladores do esquema que teria desviado bilhões de reais de aposentadorias e pensões.

A CPMI, presidida pelo senador Carlos Viana, também planeja ouvir outros ex-ministros da Previdência, como Carlos Gabas (governo Dilma) e Onyx Lorenzoni (governo Bolsonaro). O senador destacou a importância da colaboração de todos para esclarecer as fraudes. Fonte: A Tarde