Delegado e esposa são alvos de operação por fraudes em obras e contratos públicos em Goiás
Mandados de prisão e busca foram cumpridos, com bloqueio de contas e apreensão de bens dos suspeitos | Divulgação
O Ministério Público de Goiás (MP-GO), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado da Região Sul (Gaeco-Sul), deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) a Operação Regra de Três, que investiga um esquema milionário de fraudes em contratos públicos no município de Rio Verde e em Goiânia.
Entre os principais investigados estão um delegado da Polícia Civil e sua esposa, apontados como líderes de uma organização criminosa responsável por manipular processos de dispensa de licitação e direcionar recursos destinados principalmente a obras e reformas em escolas da rede estadual.
As apurações revelam que o grupo também teria atuado na contratação irregular de serviços de impressão de material didático e até no direcionamento de concurso público promovido pela Câmara Municipal de Rio Verde. Segundo o MP, desde 2020 o esquema pode ter desviado mais de R$ 2,2 milhões dos cofres públicos por meio de pelo menos 40 contratos fraudulentos.
Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão. A Justiça ainda determinou o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de bens dos suspeitos, com o objetivo de garantir o ressarcimento do erário.
Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, contratação direta ilegal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, entre outras infrações graves. O MP-GO segue aprofundando as diligências para identificar todos os envolvidos e a real dimensão do esquema. Fonte: BNews