Capacita Salvador realiza a certificação de 60 jovens em Arraial do Retiro
Fotos: Lucas Moura/Secom
Reportagem: Valmir Soares/Secom
Cerca de 60 jovens participantes do programa Capacita Salvador foram certificados nesta terça-feira (20), em cerimônia realizada no Conselho Independente do Arraial do Retiro, no Arraial do Retiro, onde as aulas foram realizadas. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ofereceu cursos de cozinheiro, leitura e escrita, recepcionista, camareira, garçom, manipulação de alimentos e primeiros socorros.
Para o coordenador do Capacita Salvador, Wagner Fernandes, a iniciativa municipal tem como principal objetivo qualificar as pessoas para atuação no mercado de trabalho. “Uma mão de obra qualificada oferece melhores serviços e, consequentemente, movimenta mais a nossa economia, principalmente no setor hoteleiro, pois gera mais oportunidade de emprego e renda, transformando em qualidade de vida para a população”.
Presente na cerimônia, o diretor da Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves, André Maracajá, disse enxergar o Capacita Salvador como um leque de oportunidades. “O programa consegue formar bons profissionais para o mercado de trabalho, que vão saber o que fazer e conduzir suas funções da melhor maneira na profissão escolhida”.
Expectativa – Uma das formandas, Simone Santos de Oliveira, de 35 anos, realizou quatro qualificações: primeiros socorros, recepcionista, manipulação de alimentos e leitura e escrita. Ela conta que o curso superou todas as expectativas. “Minha intenção era de realizar um curso só e acabei fazendo mais três. Estou muito feliz. Espero, muito em breve, poder voltar ao mercado de trabalho”.
Morador do Arraial do Retiro há 36 anos, Carlos Santos, de 44 anos, recebeu o certificado de qualificação no curso de primeiros socorros. “É um curso que possui conteúdos para usarmos diariamente, seja em qualquer situação. Agradeço muito a todos que me ajudaram e me incentivaram para realizar essa capacitação”, declarou. Secom