DestaquesSaúde

Bruno Reis assina ordem de serviço e quer entregar maternidade no aniversário de Salvador

Foto: Informe Baiano

O prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a construção do Hospital Maternidade e da Criança, no bairro da Federação, nesta quarta-feira (29/11). A nova unidade vai ampliar e qualificar a atenção pré-natal, parto, puerpério à gestante e ao recém-nascido na capital baiana.

O gestor da capital baiana lembrou que, devido a viabilidade do antigo Hospital Salvador, “optou pelo caminho da desapropriação, adquiriu para o patrimônio público” e foi elaborado o projeto.

“Vamos hoje iniciar a obra, vamos investir aqui mais de 80 milhões de reais. Foram 32 milhões de reais na desapropriação, investimentos expressivos para equipar e para operar. Então, com isso, resgatando também um importante hospital, que tem uma história com a cidade e que leva o nome de Salvador. Então, não poderia ficar na situação que estava”, pontua Reis.

A previsão é que a obra seja entregue no segundo semestre de 2024, mas a ideia do prefeito é entregar no aniversário da cidade, no dia 29 de Março. Para a construção do Hospital Maternidade e da Criança, que terá 12 mil m² e dez andares, a Prefeitura fez a desapropriação do terreno e retrofit do antigo Hospital Salvador, em março passado. A nova estrutura terá 200 leitos, entre clínicos, de UTI e Hospital Dia. O investimento é de R$ 84 milhões.

Reis afirmou também que o novo equipamento vai amenizar a situação da regulação, uma obrigação do Governo do Estado. “Hoje nossas UPAs diariamente recepcionam algo em torno de 330, 340 pacientes que ficam aguardando regulação. Alguns a gente consegue regular pro hospital municipal, outros pro Sagrada Família, que a Prefeitura está operando em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce. Nós estamos fazendo já as obras, em breve vamos chamar vocês pra inauguração e no futuro esse hospital também vai receber pacientes das UPAs, em especial mulheres que vão necessitar realizar cirurgias eletivas”, finalizou Bruno Reis. Informe Baiano