DestaquesPolítica

“Avaliação Negativa do Terceiro Governo Lula Aumenta, Revela Datafolha”

O terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sob escrutínio, revela a mais recente pesquisa Datafolha, encomendada pela Folha de S. Paulo e divulgada na quinta-feira (22/03). Os resultados mostram uma avaliação dividida entre os brasileiros, com 35% classificando a gestão como ótima ou boa, enquanto 33% a consideram ruim ou péssima. Esse empate técnico entre os dois grupos está dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Para 30% dos entrevistados, o desempenho do governo é considerado regular, enquanto 2% não souberam ou preferiram não opinar.

Comparando com a pesquisa anterior realizada em dezembro, observa-se uma queda de cinco pontos percentuais na aprovação do governo Lula, que anteriormente contava com 38% de avaliações ótimas ou boas. Essa tendência negativa indica um cenário desafiador para a gestão petista, que está há um ano e três meses no poder.

Segundo informações do jornal O Globo, com esses números, o governo Lula 3 se junta aos governos Bolsonaro e Fernando Collor como um dos mais mal avaliados no início de seus respectivos mandatos, quando comparados com os primeiros mandatos. Na mesma época, Collor enfrentava uma rejeição de 34%, enquanto Bolsonaro registrava 38%.

A maior queda na avaliação do governo Lula é observada entre os evangélicos, com uma mudança de 38% para 43% na percepção ruim ou péssima. Entre os eleitores com renda de 2 a 5 salários mínimos, o grupo com percepção negativa passou de 35% para 39%, enquanto na faixa de renda seguinte, de acima de 5 até 10 salários, esse índice subiu de 38% para 48%.

No eleitorado de menor renda, que representa a maioria da população, 40% consideram o governo ótimo ou bom (uma queda em relação aos 42% de dezembro), e 29% veem como ruim ou péssimo (um aumento em relação aos 25% anteriores).

Observou-se também um movimento semelhante de tendência negativa entre os homens e os eleitores do Sudeste. Entre os eleitores do gênero masculino, a avaliação ruim ou péssima do governo aumentou de 32% para 36%, enquanto entre os moradores do Sudeste, esse índice subiu de 31% para 37%.

O levantamento do Datafolha também aponta que 58% dos eleitores entrevistados consideram que o presidente fez menos do que poderia em seu terceiro mandato. Outros 24% avaliam que o presidente cumpriu o prometido, e 15% acreditam que Lula superou as expectativas.