Aos 82 anos, Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy
Milton Bituca Nascimento Crédito: Divulgação
O cantor e compositor Milton Nascimento, um dos maiores ícones da música brasileira, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), aos 82 anos. A revelação foi feita por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à Revista Piauí.
Augusto contou que os primeiros sinais da doença o levaram a organizar uma viagem especial com o pai pelos Estados Unidos, em um motorhome. Foram 16 dias de estrada e mais de 4 mil quilômetros percorridos por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. Durante o trajeto, Milton escolhia a trilha sonora, com destaque para álbuns dos Beatles, mantendo a tradição de sempre viajar ao lado do filho, no banco do copiloto.
De volta ao Brasil, os exames confirmaram a DCL, condição neurológica degenerativa que compromete memória, raciocínio, atenção, comportamento e movimentos. A doença é caracterizada por depósitos anormais da proteína alfa-sinucleína, os chamados corpos de Lewy, que danificam as células cerebrais. Entre os sintomas estão alucinações visuais, tremores, rigidez muscular, distúrbios do sono e oscilações cognitivas.
Em março deste ano, Augusto já havia revelado que Milton também enfrenta o Mal de Parkinson, diagnosticado há dois anos e que vem limitando algumas atividades do artista. Especialistas ressaltam que, embora não haja cura para a DCL, determinados medicamentos podem amenizar os sintomas, enquanto alguns antipsicóticos devem ser evitados, por risco de reações graves.
A notícia mobiliza fãs e admiradores, que seguem manifestando apoio e carinho a Milton, reconhecido mundialmente por sua obra e legado cultural. fonte: Correio 24h