Tecnologia

Android 15 é anunciado com foco em IA: veja os melhores recursos da atualização

 Android 15 foi finalmente apresentado com mais detalhes durante o segundo dia de Google I/O, nesta quarta-feira (15). O sistema operacional tem lançamento previsto apenas para o segundo semestre deste ano, mas agora temos a confirmação de novos recursos e de como a inteligência artificial (IA) será aplicada nos celulares.

primeira prévia para desenvolvedores do Android 15 foi lançada em fevereiro. Ainda que com poucos recursos revelados, até então, o sistema vinha demonstrando as mudanças desenvolvidas pela empresa ao longo dos últimos meses.

De acordo com o calendário do Google, a atualização deve chegar ao seu estado de estabilidade a partir do mês de junho, com lançamento final previsto para meados de julho e agosto. Com o anúncio de hoje, a empresa também lançou o Android 15 beta 2 para dispositivos compatíveis.

1. Proteção de dados e apps

Uma das importantes melhorias do Android 15 está relacionada à segurança. Agora, aplicativos de terceiros terão mais dificuldade em coletar dados privados dos usuários, que serão executados em um espaço seguro (sandbox). A atualização também implementa o Indicador de Privacidade, uma área dedicada para gerenciamento de permissões a recursos como câmera e microfone.

Esse novo espaço também conta com autenticação extra, diferente do bloqueio tradicional, que o Google destaca como uma espécie de “cofre digital” no celular. Ele funciona também com a ferramenta de “Pasta Segura”, disponível em celulares de marcas como Samsung e Xiaomi. Nele, o usuário poderá ocultar aplicativos de banco, mensagens ou saúde, por exemplo.

2. Bloqueio em caso de roubo

Ainda em segurança, o Google adicionou ao Android 15 um novo tipo de bloqueio em caso de roubo de celulares. Ele funciona assim: caso alguém puxe o celular de sua mão e tente correr, sair de bicicleta ou dirigindo, o aparelho “será rapidamente bloqueado para evitar que suas informações caiam em mãos erradas”, explica o Google. Essa nova ferramenta, cita e empresa, é baseada em IA e será lançada “ainda neste ano”. Fonte:: Tecmundo