DestaquesEsporte

Alandresson Martins é coroado campeão baiano de surfe profissional em 2024

Alandresson Martins, de Itacaré, é o novo campeão baiano de surfe profissional 2024 – Foto: Divulgação | Orlando Rodrigues.

O surfista veterano Alandresson Martins, natural de Itacaré, sagrou-se campeão baiano de surfe profissional de 2024 ao vencer a etapa decisiva do Tivoli Triple Crown, realizada na Praia do Forte, litoral de Mata de São João. Em uma bateria de alto nível técnico, Martins superou adversários renomados, como Fabrício Bulhões (Ilhéus), Demi Brasil (Morro de São Paulo) e Bino Lopes (Praia do Forte), garantindo a vitória com uma performance consistente.

Apesar das condições desafiadoras, com ondas de no máximo um metro, Martins somou 12,15 pontos na bateria final, deixando Bulhões em segundo lugar com 10,45 pontos, Demi Brasil em terceiro com 8,85 e Bino Lopes em quarto. Visivelmente emocionado, Martins comemorou:
“Estou muito feliz. Foi um ano de muita dedicação, treino e sacrifício, mas no final tudo valeu a pena. Dedico essa conquista à minha galera de Itacaré, às minhas filhas que são minha inspiração diária, e a todos os amigos que acreditaram em mim.”

Uma temporada de superação e excelência

A vitória de Martins na última etapa do circuito baiano coroa uma temporada marcada por regularidade e superação. Ex-integrante da elite do surfe brasileiro, o atleta enfrentou desafios físicos e manteve uma campanha sólida nas etapas anteriores, consolidando seu título com uma atuação de destaque na Praia do Forte. O evento, patrocinado pelo Tivoli Ecoresort Praia do Forte e pela Billabong, foi organizado pela Federação Baiana de Surf (FBSurf), em parceria com a Associação de Surf da Praia do Forte. Cada etapa ofereceu uma premiação de R$ 10 mil para os atletas profissionais.

Destaques amadores e veteranos

Além da consagração de Alandresson Martins, o Tivoli Triple Crown também premiou talentos promissores e nomes veteranos do surfe baiano:

  • Sub-18: Gonçalo Brito (Salvador) foi o campeão, seguido por Felipe Guerreiro, Gabriel Leal (ambos da Praia do Forte) e Miguel Cerqueira (Ilhéus).
  • Sub-16: Mauy Schmidt conquistou o título, à frente de Bernardo Bicalho, Yan Rodrigues e Gabriel Leal.
  • Master (acima de 35 anos): Beto Capelotti (Praia do Forte) venceu, enquanto Márcio Leal (Salvador) garantiu o título na Kahuna (acima de 45 anos) e Esdras Santos (Salvador) na Legend (acima de 55 anos).

Categorias de base e feminino

Os talentos mais jovens também brilharam:

  • Sub-14: Yan Rodrigues foi o campeão;
  • Sub-12: Davi Lucca (local da Praia do Forte) conquistou o título;
  • Sub-10: Rudá Nascimento liderou;
  • Sub-8: Gustavo Dias foi o vencedor;
  • Feminino: Maria Eduarda dominou sua categoria,
  • Fonte A Tarde