Policia / Justiça

Líder do PCC na Bahia e ‘Dez de Paus’ do Baralho do Crime é capturado no Mato Grosso do Sul.

Reprodução

Uma operação policial resultou na prisão de Cristiano Melo, o “Camisa 11”, apontado como uma das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) com atuação na Bahia. A captura ocorreu nesta quarta-feira (08/04), na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, região de fronteira.

Perfil Criminoso e Conexões Conhecido também como “Tatai”, Cristiano é considerado o “braço-direito” do traficante Perna, uma das figuras mais conhecidas do crime organizado baiano. Com base criminosa estabelecida em Salvador e Dias d’Ávila, o suspeito ocupava a carta “Dez de Paus” no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), ferramenta que lista os bandidos mais perigosos do estado.

Atuação Interestadual As investigações apontam que “Camisa 11” exercia um papel logístico fundamental para a facção:

  • Coordenação de Tráfico: Chefiava o transporte de entorpecentes entre São Paulo e Bahia.
  • Homicídios: É apontado como autor de diversos assassinatos relacionados à disputa pelo controle de pontos de venda.
  • Mandados: Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto por crimes graves.

Desdobramentos A prisão de Cristiano Melo representa um golpe na estrutura de logística do PCC no Nordeste, especialmente no fluxo de drogas vindo do Sudeste. O acusado deve ser recambiado para a Bahia, onde responderá pelos processos em aberto e pela coordenação da operação interestadual de tráfico.

A localização do suspeito em Mato Grosso do Sul reforça a tese de que lideranças criminosas baianas buscam refúgio em estados de fronteira para coordenar o envio de armas e drogas para o estado. Fonte: IB