Chefe de facção que dominava o Norte da Bahia é preso em operação em Pernambuco
– Foto: Divulgação/MP-BA
Operação Premium Mandatum: Líder de facção que atuava no Norte da Bahia é preso em Petrolina
Em uma ação estratégica deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), o Ministério Público da Bahia (MPBA) prendeu um homem apontado como liderança do Comando Vermelho na região Norte do estado. O alvo, que comandava as atividades criminosas a partir do município de Senhor do Bonfim, foi localizado em Petrolina, Pernambuco, durante a terceira fase da Operação Premium Mandatum.
O suspeito estava foragido pelo crime de tráfico de drogas, mas acabou autuado em flagrante durante a abordagem por posse ilegal de arma de fogo. No local, os agentes apreenderam quatro armas (entre espingardas e pistolas), munições e aparelhos celulares.
A investigação do Gaeco Norte revela uma organização sofisticada e violenta:
- Comando Central: Ordens de execução e logística do tráfico partiam de dentro de unidades prisionais.
- Rede Familiar: Parentes dos criminosos atuavam como facilitadores, emprestando contas bancárias para “pulverizar” o dinheiro ilícito.
- Cifras Milionárias: Nas fases anteriores da operação, a Justiça já havia determinado o bloqueio de R$ 44 milhões pertencentes ao grupo.
A prisão é fruto de uma cooperação entre diversas forças de segurança, incluindo o Gaeco Norte, a 3ª Promotoria de Senhor do Bonfim, e unidades especializadas como a Cipe-Caatinga (Bahia) e o BEPI (Pernambuco).
O objetivo agora é utilizar o material apreendido para desmantelar por completo a rede de lavagem de dinheiro da facção, que possui ramificações até no estado de Santa Catarina. O mandado de prisão foi expedido pela Vara Criminal de Senhor do Bonfim, para onde o processo deve seguir. Fonte: A Tarde

