DestaquesMundo

Ex-gerente de Harvard é condenado a 8 anos por tráfico de órgãos e restos mortais

Ele foi demitido em maio de 2023 – Foto: Ralph Wilson for WBUR

O que deveria ser um local de respeito à ciência tornou-se cenário de um esquema macabro. Cedric Lodge, de 58 anos, ex-gerente do necrotério da Harvard Medical School, foi condenado a oito anos de prisão federal pelo roubo e comercialização de partes de corpos doados à instituição.

Entre 2018 e 2023, Lodge utilizou sua posição de confiança na prestigiosa universidade para desviar restos mortais destinados à pesquisa. O inventário do tráfico incluía itens como:

  • Cérebros e órgãos internos;
  • Pele e mãos;
  • Rostos e cabeças dissecadas.

De acordo com as investigações do Departamento de Justiça dos EUA e do FBI, as partes eram transportadas da universidade em Boston para a residência de Lodge em New Hampshire, de onde eram enviadas para compradores em diversos estados.

O crime envolvia uma rede de comercialização ilegal sem qualquer consentimento das famílias dos doadores.

  • Denise Lodge: A esposa do ex-gerente, de 65 anos, foi condenada a um ano de prisão por participação no transporte e logística do esquema.
  • Compradores: Diversos clientes que adquiriram os restos mortais para revenda lucrativa já foram sentenciados ou aguardam julgamento.

Cedric Lodge foi demitido de Harvard em maio de 2023, assim que as irregularidades vieram à tona. O agente especial do FBI, Wayne A. Jacobs, descreveu o crime como “hediondo”, reforçando que a sentença busca trazer justiça às famílias que tiveram a memória de seus entes queridos violada. Fonte: A Tarde