DestaquesPolítica

Haddad e EUA Intensificam Parceria Contra Fraude e Crime Organizado

Fernando Haddad repassou informações da operação Poço de Lobato para o governo dos Estados Unidos – Foto: ´Valter Campanato | Agência Brasil

O governo brasileiro e os Estados Unidos planejam estreitar a cooperação no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, especialmente no que tange a fraudes na comercialização de combustíveis e o rastreamento de recursos ilícitos.

Nesta quinta-feira (4), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o embaixador interino dos EUA, Gabriel Escobar, e compartilhou detalhes da Operação Poço de Lobato, deflagrada pela Receita Federal em parceria com o Ministério Público de seis estados.

  • Fraude em Delaware: As investigações da Receita apontam que o Grupo Refit, proprietário da refinaria de Manguinhos, pode ter movimentado R$ 72 bilhões em um ano para ocultar lucros através de offshores sediadas em Delaware, considerado um paraíso fiscal.
  • Fundos Suspeitos: Haddad destacou que a operação mira 55 fundos de investimento suspeitos de financiar atividades criminosas, sendo 40 operando no Brasil e 15 no exterior.
  • Rotas de Armas: O ministro também ressaltou a ligação com o tráfico de armas, afirmando que as investigações revelaram que peças de fuzis enviadas dos EUA ao Brasil estariam chegando às mãos de facções.

Haddad explicou o esquema de lavagem: “Estão abrindo empresas em Delaware. Fazem um empréstimo para fundos, que, pela suspeita da Receita, jamais serão pagos e esse dinheiro volta em forma de aplicação no Brasil, como se fosse um investimento estrangeiro direto”.

O governo brasileiro agora aguarda uma proposta formal de cooperação por parte dos Estados Unidos. A parceria visa rastrear as transações e as exportações de peças de armas. Fonte: A Tarde