Bahia/SalvadorDestaques

Bruno Reis celebra 50 anos da Ademi-BA e destaca papel do setor imobiliário no aquecimento da economia de Salvador

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, marcou presença na celebração de 50 anos da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) e ressaltou o protagonismo do setor na geração de empregos na cidade. O evento, que aconteceu na noite de quarta-feira (13) na Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, reuniu autoridades e empresários da construção civil.

Durante seu discurso, o prefeito evidenciou a performance de Salvador na criação de vagas de trabalho, afirmando que a capital baiana foi a quarta cidade do Brasil que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2025. “Esse desempenho tem muito a ver com a construção civil, responsável por mais de 20% dos empregos gerados este ano”, disse. Ele ainda complementou que, “o setor imobiliário, sozinho, responde por quase 10% dos empregos com carteira assinada em nossa cidade”.


Incentivos e resultados

Bruno Reis aproveitou a oportunidade para destacar as ações da gestão municipal que, segundo ele, contribuíram para o crescimento do setor. Nos últimos quatro anos e meio, foram licenciadas quase 50 mil unidades habitacionais e mais de 300 empreendimentos comerciais de médio e grande porte. “Esses dados mostram como a economia está aquecida e como esse setor é essencial para o crescimento da cidade”, declarou.

Ele também mencionou programas de incentivo fiscal como o PIAI, que teve 160 adesões em 2024, e o Renova Centro, que já conta com 16 projetos em andamento ou aprovados. O prefeito reforçou a importância desses programas para atrair investimentos, especialmente para a recuperação do Centro Histórico. “Nos reunimos recentemente com a diretoria da Ademi e com diversos empresários, conclamando a todos a investir no Centro Histórico, para fazermos juntos a virada que desejamos para aquela região”, afirmou.

Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, corroborou as palavras do prefeito ao apresentar um dado que reforça o aquecimento do mercado. “No primeiro trimestre deste ano, o mercado imobiliário de Salvador dobrou o número de lançamentos em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.

A secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, complementou a fala sobre o programa Renova Centro, que é um conjunto de incentivos fiscais “absolutamente inovador em termos de Brasil”, ressaltando que a prefeitura retorna 50% do investimento para a recuperação de imóveis e, no caso de a compra ser para habitação, a prefeitura também participa com 50% do valor da aquisição por meio de créditos tributários.

O prefeito concluiu sua fala destacando que a geração de empregos é a principal política social e que os investimentos públicos feitos pela prefeitura, como a requalificação da orla, impulsionaram o setor privado. “Se de um lado a Prefeitura investiu R5bilho~es,osetorprivado,lideradoporvoce^s,investiumaisdeR20 bilhões”, finalizou. Fonte: IB